Os tipos de cálculo renal

Hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de cálculo renal. 70% dos cálculos renais são de oxalato de cálcio e fosfato de cálcio. Do restante, 10% estruvita, 10% ácido úrico. Menos de 1% cistina e relacionado à medicamentos.

 tipos de cálculo renal

Imagem: The Korean Society of Clinical Nutrition

 

Após análise clínica e laboratorial da urina, conseguimos averiguar tipos de cristais em formação, e também os componentes bioquimicos principais da urina.

Assim é possível estabelecer um tratamento direcionado caso a caso. O que vale para todos é aumentar a ingestão de água para cerca de 2,5L/ dia (podendo ter variações) e restrição de ingestão de sal. Aliás sabemos que sal é um grande vilão pra saúde e deve ser ingerido em pequena quantidade de qualquer forma.

E o cálcio? Devemos restringir?? Aumenta risco de pedra nos rins??

A homeostase do cálcio é um processo complexo e regulado principalmente por meio de uma interação entre os intestinos, rins e ossos. A absorção intestinal de cálcio é determinada por muitos fatores, incluindo a quantidade de ingestão regular de cálcio, bem como os níveis de vitamina D e hormônio da paratireóide.

A absorção intestinal de cálcio é provavelmente diferente entre os formadores e não formadores de cálculos, com níveis mais elevados de absorção de cálcio em pessoas com histórico de cálculos, independentemente da ingestão de cálcio.
Entretanto, hoje não recomendamos mais a restrição de cálcio na dieta, pois isso pode levar à desmineralização óssea e a um aumento na formação de cálculos.

Isso mesmo, a ingestão de cálcio na dieta é provavelmente um fator de proteção contra a formação de cálculos e este é provavelmente o caso independentemente de o cálcio da dieta ser proveniente de laticínios ou não.

Portanto não descuide de sua ingestão de cálcio!

Gostaram de saber mais sobre os diferentes tipos de calculo renal?

Ref: Clinical Nutrition Research; Nutritional Management of Kidney Stones (Nephrolithiasis). 2015.

 

O post Os tipos de cálculo renal apareceu primeiro em Mamis na Madrugada.

from Mamis na Madrugada https://ift.tt/3FioDQ9
via Mamis na Madrugada

por Mamis na Madrugada https://ift.tt/33cyUAe
via Mamis na Madrugada

por Romero Advocacia https://ift.tt/3zJyJZf
via Mamis na Madrugada

Publicado por Rafaela Cristina

psicóloga cognitivo-comportamental Inspirada na arte de buscar no psicológico as causas que impedem o pleno equilíbrio entre o bem-estar e a qualidade de vida de seus pacientes, a psicóloga Rafaela Cristina vem atuando há anos na prática da psicologia na cidade de São Paulo/SP. Com uma análise prática e focada em resultado, vem desenvolvendo sua técnica de auxiliar e incentivar as pessoas a lidarem com seus problemas de maneira clara e objetiva, levando-as a resultados rápidos, quase sempre sem a necessidade de um tratamento longo e muitas vezes repetitivo e cansativo. Especializada há 7 anos na prática da Terapia Cognitivo-Comportamental, vem acumulando casos de sucesso com pacientes que buscam lidar com dificuldades principalmente nas áreas de ansiedade e relacionamento. Sua técnica se baseia em um modelo segundo a qual não são os acontecimentos em si que nos perturbam, e sim o significado que damos a eles. Estes padrões de pensamentos são construídos e se tornam automáticos e relativamente fixos, manifestando-se de forma disfuncional frente às experiências negativas. Para conhecer melhor esse trabalho, acompanhe este blog que estará sempre atualizado de informações sobre psicologia que ajudarão você a entender melhor e se aprofundar neste universo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: